Visão Geral do Licenciamento do SQL Server 2012

Publicado: 8 de junho de 2012 em Licenciamento Microsoft

Licenciamento do SQL Server 2012

Edições e Modelos de Licenciamento

Antes do lançamento do SQL Server 2012, o SQL Server 2008 R2 e as versões anteriores foram licenciadas, através do Licenciamento por Volume da Microsoft, usando um dos dois modelos de licenciamento de software: O modelo de licenciamento por processador , projetado para refletir o poder de computação utilizado e o modelo Servidor mais a Licença de Acesso ao Cliente (Server + CAL), que é baseado nos usuários ou dispositivos que acessam o SQL.
Com o SQL Server 2012, a Microsoft continua a oferecer aos clientes uma variedade de opções de licenciamento. O modelo  Server + CAL oferece a opção de licenciamento para usuários e/ou dispositivos. No entanto, para clientes que não podem contar o número de usuários ou precisam de recursos premium do banco de dados , a forma de licenciamento do Microsoft SQL Server está mudando para o poder de processamento computacional . No novo modelo de licença baseado no poder computacional para SQL Server 2012, a medida passou de processadores físicos para núcleos (Core). O licenciamento baseado em Core fornece uma medida mais precisa do poder de computação e uma métrica de licenciamento mais consistente , independentemente das soluções que estão instaladas nos servidores físicos ou em ambientes virtuais ou ainda na nuvem.
SQL Server 2012 é oferecido em três edições principais:

  • Enterprise Edition –  Ideal para aplicações de missão crítica e em grande escala de armazenamento de dados – Disponível no modelo Core de licenciamento.
  • Business Intelligence Edition –  Nova edição do SQL – Disponível no modelo Server+CAL.
  • Standard Edition – Oferece banco de dados básico, geração de relatórios e capacidades analíticas – Disponível no modelo Core e Server + Cal.

Licenciamento Server+Cal

Quando o SQL é licenciado pelo modelo Server+Cal, deve-se comprar a licença de servidor para cada servidor e uma licença de acesso cliente (CAL) para cada dispositivo (Device CAL) ou usuário (User CAL)  que acesse o SQL Server ou qualquer um de seus componentes. Uma CAL não é um software, é uma licença de concessão para que usuários e dispositivos possam acessar o Software SQL Server.
Quando utilizar User ou Device Cals:
Com a CAL de Usuário, deve-se comprar uma CAL para cada usuário que acessa o servidor. Orienta-se a adquisição de uma User CAL quando os funcionários de empresa precisam ter acesso móvel à rede corporativa usando vários dispositivos ou a partir de dispositivos desconhecidos, ou simplesmente quando há mais dispositivos do que usuários de na organização.
No modelo Device CAL, deve-se comprar uma Cal para cada dispositivo que acessa o servidor, independentemente do número de usuários que usam esse dispositivo para acessar o servidor.
Se empresa possui funcionários que compartilham dispositivos, por exemplo, em diferentes turnos de trabalho, as Device CALs são a maneira mais econômica de licenciamento.
O  modelo de licenciamento Server + CAL é apropriado quando:
  • Implementa-se o SQL Server Edição Business Intelligence.
  • Implementa-se o SQL Server Standard Edition em situações onde você pode facilmente pode contar os usuários/dispositivos e o total dos custos de licenciamento são mais baixos do que se utilizado o modelo de licenciamento por Core.
  • Acessa-se múltiplos bancos de dados do servidor SQL e/ou há o planejamento para expandir o uso do SQL Server, adicionando novos servidores ao longo do tempo.

Licenciamento por Core

Sob o novo modelo de licenciamento por Core, cada servidor executando o SQL Server 2012 ou qualquer um de seus componentes (tais como Reporting Services ou o Integration Services) deve ser licenciado para um número apropriado de licenças Core . O número de licenças necessárias depende se o licenciamento é em um servidor físico ou em ambientes virtuais.
Ao contrário do  modelo de licenciamento Server + CAL, o modelo por Core permite o acesso para um número ilimitado de usuários ou dispositivos. Com o modelo por Core, não é necessário adquirir licenças adicionais de clientes de acesso (CAL) para acesso ao SQL Server.
O modelo de licenciamento por Core é apropriada quando:
  • Implementa-se o SQL Server 2012 Enterprise Edition.
  • Implementa-se cargas de trabalho para Internet ou extranet.
  • O número de usuários/dispositivos não podem ser contados.
  • Para implementações que abrangem um grande número de usuários diretos e/ou indiretos, além dos dispositivos.
  • Quando os custos totais de licenciamento são inferiores ao modelo de licenciamento Server + CAL.

Ambientes Físico

Quando o SQL Server é executado em um ambiente físico, todos os Cores físicos do servidor devem ser licenciado. Para isso, deve-se contar o número de cada Core físico de cada processador do servidor.Multiplicar o total de Core pelo Core Factor apropriado para determinar o número de licenças necessárias.
Por exemplo, um servidor com 2 processadores Intel Xeon 6-core.
= (‘n° de processadores’ x  ‘n° de core’) x ‘core factor’
=(2 x 6) x 1

= 12

Ambientes Virtualizados

Ao implantar o SQL Server 2012 em um ambiente virtualizado, tem-se a opção de licenciar máquinas virtuais individualmente ou utilizar o licenciamento para “virtualização máxima” em ambientes altamente virtualizados tais como uma nuvem privada ou ambientes dinâmicos.
A “virtualização máxima” pode ser alcançada por meio do licenciamento de todo o servidor físico com licenças core com Enterprise Edition e cobrindo as licenças com o Software Assurance.

 

Licenciamento de Máquinas Virtuais Individuais

Como licenciar máquinas virtuais individuais usando o modelo de licenciamento por Core:
Similar ao modelo de licenciamento por Core em ambientes físicos, todo Core virtual(v-Core) que apoiar a VM e  estiver executando instâncias do software SQL Server 2012 deve ser licenciado. Para licenciar VMs individuais usando o modelo por Core, os clientes devem comprar uma licença para cada core atribuída à VM, com um mínimo de quatro núcleos de licença por VM. Para fins de licenciamento, uma v-core é mapeado para um segmento de hardware. O Core Factor não se se aplica ao licenciamento de VMs Individuais.

Como licenciar máquinas virtuais individuais usando o modelo de licenciamento Servidor+Cal:

Para licenciar VMs individuais usando o modelo Servidor + CAL (disponível para o SQL Standard e BI) deve-se comprar uma licença de servidor para cada VM executando o SQL Server, independentemente do número de processadores virtuais atribuído a VM.
Lembrando que: cada usuário ou dispositivo que acessa SQL Server 2012, independentemente de uma implementação virtual ou física, exige uma SQL Server 2012 CAL.

Licenciamento para “Virtualização Máxima”

Com o servidor SQL 2012 Enterprise Edition, os clientes que licenciaram os cores físicos no servidor podem executar um número ilimitado de instâncias do SQL em um número de sistemas operacionais (física e/ou virtual) igual  ao número de licenças atribuídas fundamentalmente para o servidor.
Por exemplo, um servidor de quatro processadores quad core, obtém 16 licenças-core, podendo executar o  SQL Server em até dezesseis VMs, independentemente do número de cores virtuais atribuído a cada VM.
Com a adição da cobertura do Software Assurance (SA) para todas as licenças Enterprise Edition núcleo (quando o servidor é totalmente licenciado), os direitos dos clientes são de uso expandido, permitindo-lhes executar qualquer número de instâncias do software em qualquer número de sistemas operacionais (físico ou virtual). Isto permite aos clientes implantar um número ilimitado de VMs para lidar com cargas de trabalho dinâmicas e utilizar plenamente a capacidade de computação hardware. Observação: Este benefício termina quando SA cobertura expira.

Licenciamento para virtualização máximo pode ser uma solução ideal quando:

  • A implantação do SQL Server cenários de cloud privado com densidade alta de VMs.
  • Hyper-threading está sendo utilizado.
  • Utiliza-se o provisionamento dinâmico e “de-provisionamento” na VM.

Preços

Microsoft SQL 2012  Opções de Licenciamento  Preço**
 Server+Cal Core   Open NL (USS)
 Edições Enterprise  x  $6,874 por Core
Business Intelligence  x  $8,592 por Servidor*
Standard  x  x  $1,793 por  Core ou $898 por Servidor*
 CAL Device/User  $209 por CAL

* Requer CALs ( vendidas separadamente)  ** Preços somente para fins demonstrativo

Fonte:  http://www.microsoft.com/sqlserver/en/us/default.aspx

Comente e ajude a melhorar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s