Microsoft perde market share e passa a deter só 20% do mercado de TI

Publicado: 14 de dezembro de 2012 em Novidades Recentes
Tags:,

A fatia total de mercado da Microsoft em computadores, incluindo PCs, tablets e smartphones, caiu de 97% no ano 2000 para 20% em 2012 e sua fatia da pizza será menos que a metade da fatia da Google e quatro pontos abaixo da Apple. Quem diz é o banco de investimentos Goldman Sachs em relatório publicado recentemente.

Para chegar a esses números, o Goldman Sachs considera o mercado total formado por todos os aparelhos digitais com capacidade computacional – PCs, tablets e smartphones – e compara a participação em sistema operacional da Microsoft, Google e Apple.

Nos anos de ouro da Microsoft, lá pelo ano 2000, 97% dos computadores rodavam sistemas operacionais da Microsoft. No final deste ano, a Microsoft vai cair para 20% de market share; abaixo da Google, que terá 42% com o Android e da Apple, que deverá deter 24% do mercado com iOS e OSX. Os 14% restantes ficam reservados para outros sistemas operacionais

 

Imagem

O banco não vê a Microsoft voltando a ser a rainha dos computadores num futuro próximo. As projeções indicam que por volta de 2016 a Microsoft terá 26% de participação no mercado, a Google terá 39% e a Apple a fatia de 29%, caindo os outros sistemas operacionais para apenas 5% de market share.

O motivo da queda da Microsoft é claramente seu desempenho ruim em mobile, um cenário que o Goldman Sachs não vê mudando. O relatório também diz que possivelmente os tablets serão o centro do universo computacional e que as pessoas que comprarem tablets de um determinado sistema operacional tenderão a comprar smartphones com sistema operacional da mesma empresa.

Fonte:http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/12/10/microsoft-perde-market-share-e-passa-a-deter-so-20-do-mercado-de-ti/

Comente e ajude a melhorar.