Compare e veja Windows Server 2012 Hyper-V, VMware vSphere Hypervisor ou VMware vSphere 5.1 Enterprise Plus

Publicado: 6 de junho de 2013 em Novidades Recentes
Tags:, , , ,

O Hyper-V no Windows Server 2012 oferece um suporte significativamente maior para os processadores e memória do servidor. Novos recursos incluem suporte para até 64 processadoes virtuais e 1TB de memória para os Hyper-V guests, um novo formato de disco rígido virtual VHDX com capacidade de disco ampliada para até 64 TB e com maior resiliência. Estes recursos ajudam a assegurar que a infraestrutura de virtualização suporte a configuração de máquinas virtuais de alto desempenho para processar cargas de trabalho que podem necessitar de um significativo aumento de capacidade.
Estes, no entanto, não são os únicos aprimoramentos no Windows Server 2012 Hyper-V, como mostra a tabela abaixo:

Imagem

Comparação com VMware
A tabela abaixo mostra uma comparação entre o Windows Server 2012 Hyper-V e o VMware vSphere Hypervisor (hipervisor autônomo gratuito da VMware) e o VMware vSphere 5.1 Enterprise Plus (versão mais avançada da VMware e licenciada por CPU).

Imagem

Melhorias na Capacidade de Armazenamento
O Windows Server 2012 Hyper-V também traz diversas melhorias na capacidade de armazenamento para suportar as mais intensas e críticas cargas de trabalho, incluindo:

Imagem

Aprimoramentos no Gerenciamento de Recursos
O Windows Server 2012 Hyper-V também introduz diversas funcionalidades para o gerenciamento de recursos, incluindo:

Imagem

Infraestrutura de Estação de Trabalho Virtual (VDI)

Imagem

Segurança Multitenancy
Os data centers virtualizados estão se tornando cada vez mais populares e práticos. As empresas de TI e os provedores de hospedagem começaram a oferecer “infraestrutura como serviço” (IaaS – Infrastructure as a Service), oferecendo infraestruturas mais flexíveis e virtualizadas aos clientes — “instâncias de servidores sob demanda.” Devido a esta tendência, as empresas de TI e os provedores de hospedagem precisam oferecer aos clientes melhores recursos de segurança e de isolamento entre eles.

Imagem

Melhorias no Desempenho de Rede

Imagem

Flexibilidade de Infraestrutura
Mobilidade de Máquina Virtual
Para otimizar o uso dos recursos físicos e facilitar a adição de novas máquinas virtuais, a equipe de TI deve ser capaz de migrar as máquinas virtuais quando necessário sem interromper o sistema

Imagem

Alta Disponibilidade e Resiliência
Existem novas e efetivas formas de promover a alta disponibilidade para as cargas de trabalho de missão crítica por meio da virtualização. No Windows Server 2012, existem diversos aprimoramentos que garantem que as cargas de trabalho principais tenham a devida resiliência e proteção.

Imagem

Em relação à escalabilidade de cluster, tanto para um cluster físico como para um cluster virtual (guest cluster), o Windows Server 2012 Hyper-V apresenta vantagens sobre o VMware:

Imagem

comentários
  1. Fabio Santos disse:

    Olá!

    Tenho dois server 2012 standard.
    Pergunto:

    >> É possível fazer um Cluster entre estes dois servers?
    >> Se é possível, como funciona o licenciamento destes, já que a minha licença é para dois servidores?

    Obrigado.

    • TICS Brasil disse:

      Boa Noite Fabio, o Windows Server 2012 tem a função de Cluster que tinha antigamente no Windows Server 2008 ENT, porém segue a mesma regra é uma licença para cada maquina.

      “A nova versão Standard assume as funções técnicas que a versão Enterprise fazia, como Failover CLustering. Sim, Clustering nunca existiu nas versões Standard do Windows Server e agora passa a ser componente. Tecnicamente as 2 versões (Standard e Datacenter) tem a mesma capacidade. O que muda é a quantidade de máquinas virtuais licenciadas que acompanham o produto. Cada licença cobre até 2 processadores físicos (sim, o licenciamento é por Processador Físico – não confundir com Core). Tanto o Windows Server 2012 Standard quanto o Datacenter possuem a mesma capacidade técnica, como: – Quantidade de processadores lógicos suportados: 640 – Quantidade de memória suportada: 4TB – Recursos do produto: todos Os direitos de virtualização são o único ponto de diferença entre eles. O Windows Server 2012 Standard cobre até 2 instâncias virtuais na sua licença e o Windows Server 2012 Datacenter cobre ilimitadas instâncias virtuais. A princípio se você precisa ter mais do que 6 máquinas virtuais a versão Datacenter torna-se mais econômica. Simples assim.”

Comente e ajude a melhorar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s